Você está construindo ou reformando o seu imóvel e eis que chega a hora de trocar ou substituir a caixa d’água. Qual escolher? Quais as diferenças entre os tipos?
No post de hoje vamos te ajudar nessa tarefa. Conheça os principais tipos de caixas d’água vendidos no mercado e suas características:
Caixa d’água de polietileno
A caixa d’água de polietileno é uma das mais conhecidas aqui no país. Afinal, possui capacidades que variam de 310 a 2500 litros.Trata-se de um tipo de plástico produzido a partir de petróleo e polímeros, o que garante uma alta durabilidade e resistência contra os raios ultravioletas.
A caixa d’água de polietileno é leve, flexível e a instalação é simples (devendo tomar cuidado com impactos), bem como a manutenção e limpeza.
Outra vantagem é que esse material é antibacteriano, além de vedar bem contra insetos e impurezas.
Caixa d’água de fibra de vidro
A caixa d’água de fibra vidro é uma das mais leves do mercado, cujo material é o mesmo utilizado na construção de piscinas, ou seja, uma mistura de resina com fibra de vidro.Indicado para grandes reservatórios (existem modelos acima de 5 mil litros), a instalação é muito simples, mas tanto ela quanto a limpeza devem ser feitos com muito cuidado por não ser muito resistente a impactos.
Caixa d’água de poliéster reforçado
A caixa d’água de poliéster reforçado é feita sob medida. Assim, é recomendada para locais que precisam de uma grande quantidade de reserva de água (ela pode chegar a 500 mil litros ou mais).Compostos de poliéster e fibra de vidro, essas caixas são feitas em módulos encaixáveis que são geralmente montadas no local da instalação.
Caixa d’água de aço inoxidável
Por conta desse material, ela custa um pouco a mais do que as concorrentes. Tem ainda a vantagem de preservar o frescor da água por mais tempo e ter uma limpeza simples. É preciso ficar atento à correta instalação.
Caixa d’água de alvenaria
As caixas d’água de alvenaria podem ser de dois tipos: enterradas (subterrâneas) ou elevadas.
Feitas de concreto (portanto, resistentes e duráveis), elas podem ser encontradas em diversos modelos. Podem ainda, projetar sob medida, atendendo a várias capacidades de armazenamento. Fáceis de serem instaladas, essas caixas d’água possuem câmaras divisórias no interior, que fazem com que o custo do litro de água armazenado diminua.
Outra vantagem é a facilidade de impermeabilização com produtos de referência no mercado e que apresentam um excelente custo-benefício, como, por exemplo:
Para caixas d’água de alvenaria elevada: Via Plus 1000 e Via Plus 5000;
Para caixas d´’água de alvenaria enterrada: Via Plus 1000 e Via Plus 7000.
E o armazenamento de água potável?
Quando a caixa é usada para o armazenamento de água potável, deve ser frequentemente limpa. Além disso, sua manutenção deve ser preventiva, principalmente para as de alvenaria.
Isso porque as de madeira podem sofrer trincas e fissuras – o que vai comprometer a qualidade da água.
0 Comentários