Se você quer conhecer melhor sobre as características desse produto, então leia o post que preparamos! Se ficar com alguma dúvida, basta deixar o seu comentário no final, combinado?
O que é a manta asfáltica?
A manta asfáltica é um tipo de material para impermeabilização. Ela é produzida com material asfáltico modificado, com a adição de polímeros, elastômeros ou blastômeros, para gerar mais elasticidade e durabilidade.
O resultado é a formação de uma membrana que bloqueia a ação da água na estrutura, impedindo a temida infiltração.
Você encontra no mercado vários tipos de manta asfáltica, sendo que os mais comuns são os de borracha, de filme polietileno, de fibras de vidro e de poliéster. Ela é vendida em rolos, geralmente medindo 1 metro de largura e 10 metros de comprimento, e de espessuras entre 3 e 5 milímetros.
Vale ressaltar ainda que nas mantas asfálticas temos 3 tipos de estruturantes:
Glass (fibra de vidro), para lajes pequenas com boa resistência à temperatura.
Polietileno, para lajes pequenas com boa flexibilidade.
Poliéster, para lajes grandes e com alta resistência à tração.
Quais as vantagens da manta asfáltica na impermeabilização?
Bom, para começo de conversa, a manta asfáltica é feita para impermeabilizar determinado local — já falamos neste post aqui sobre a importância de uma impermeabilização em construções de modo geral.
Na prática, a manta asfáltica protege partes do imóvel contra a temida infiltração, pois ela veda buracos e promove o isolamento da ação da água, impedindo que ela passe para dentro da casa, danificando-a. Além disso, ela também promove um isolamento térmico da área.
Em lajes, por exemplo, a manta asfáltica costuma ser a mais indicada, pois ela é excelente para protegê-las de períodos de chuvas que castigam as coberturas e paredes.
Elas também ajudam a preservar os imóveis, as pinturas e os eletrodomésticos, pois a umidade e o mofo que são consequências da infiltração podem reduzir a vida útil dos objetos e dos revestimentos do imóvel de forma geral.
Como e onde a manta asfáltica é aplicada?
A manta asfáltica é muito indicada para impermeabilizar:
Lajes em geral;
Piscinas;
Caixas d’água e reservatórios;
Pisos de banheiros, cozinhas, porões, áreas de serviço, sacadas e terraços;
Jardineiras;
Canais de irrigação;
Paredes de encosta.
A aplicação da manta asfáltica deve ser feita por profissionais devidamente habilitados, pois caso seja feita de forma incorreta, ela perde o seu poder de impermeabilização.
Nesse sentido, é preciso ficar atento na aplicação em ralos, juntas de dilatação e encontros de encanamentos, por exemplo, pois eles são pontos críticos que também devem receber a impermeabilização.
Quanto tempo dura a manta asfáltica?
Bom, a duração da impermeabilização com a manta asfáltica dependerá dos seguintes fatores:
Se o projeto de impermeabilização estiver bem feito;
Se os materiais adequados estão especificados;
Se o sistema de escoamento da laje estiver bem dimensionado;
Se a mão de obra é qualificada;
Se a manutenção for adequada.
Se todos esses pontos forem respeitados, então a durabilidade da manta asfáltica é aquela especificada pelo fabricante do produto. Mas, de forma geral, esse material é um dos materiais de impermeabilização mais resistentes e duráveis do mercado.
E então, viu como a manta asfáltica pode ser o material ideal para proteger o seu imóvel de infiltrações?
E como ela é muito utilizada na impermeabilização de lajes, separamos um post com todos os detalhes sobre esse local específico. Até a próxima!
0 Comentários