Reforma: 5 cuidados na hora de reformar um apartamento
A reforma de um apartamento é algo tão sonhado por muita gente que nem sempre nos damos conta de que é preciso ter alguns cuidados nessa tarefa.
E nem estamos falando sobre os cuidados com a própria obra, que são fundamentais, mas, sim, de cuidados com o entorno do imóvel.
Vamos às dicas?
1. Seja diplomático com os vizinhos
Antes de iniciar a reforma do apartamento, converse com seus vizinhos para avisar sobre o início da obra e a previsão de término (lembre-se que é uma previsão, pode ser que atrase o cronograma por algum motivo).
Aproveite para saber se algum vizinho tem alergias ou problemas respiratórios por conta de tinta e outros componentes, por exemplo, para evitar situações complicadas.
Além disso, antes de tudo, é preciso que a administração do condomínio esteja ciente da reforma e de seus detalhes – tenha em mãos o laudo técnico-legal para mostrar ao síndico. Saiba os horários permitidos para a obra e as demais legislações sobre esse tema.
2. Esteja atento às normas de segurança e legais
Grandes reformas precisam estar dentro das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), principalmente as que mexem com a estrutura do prédio e demandam laudo técnico profissional, seja ele um engenheiro ou arquiteto habilitado.
Essa norma é feita para se prevenir acidentes e as punições dos órgãos municipais, caso eles ocorram. No entanto, pequenos reparos (como colocar gesso no teto, pintar as paredes e trocar portas) não precisam atender à essas exigências.
*** inserir algumas dicas das questões legais ……
3. Garanta a vedação de todos os registros antes da reforma
Antes de iniciar a reforma do apartamento, é preciso verificar se todos os registros internos dele estão devidamente fechados. Também tampe todos os ralos (pode até usar um pano).
Dessa forma, você evita que a tubulação fique entupida, pois em um único ralo a sujeira pode escorrer para todos os demais canos. Então, fique atento!
4. Contrate mão de obra especializada
Não custa lembrar: todos os profissionais que farão a reforma em seu apartamento, desde os arquitetos, engenheiros, passando pelos decoradores e pedreiros, precisam ser devidamente habilitados para suas funções.
Na prática, peça um orçamento e um planejamento do trabalho de reforma a ser realizado (tudo por escrito), e, ainda, referências de projetos já concluídos.
Sendo assim, não se esqueça de assinar um contrato e solicitar a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), a cópia da carteira do CREA e a anuidade do CREA ao arquiteto ou engenheiro civil.
5. Cuidado com as infiltrações nos apartamentos vizinhos
Por fim, outra dica essencial: a impermeabilização dos ambientes do seu apartamento deve estar em dia, evitando infiltrações nos apartamentos vizinhos – evitando, ainda, muitas dores de cabeça, não é mesmo?
E sempre teste se a impermeabilização deu certo. Uma dica é encher o ambiente com uns 10 cm de água (marque o nível na parede).
Por fim, observe se o nível da água baixou e se ela vazou para os apartamentos vizinhos. Esse teste é essencial para que correções sejam feitas a tempo, evitando estragos futuros.
0 Comentários